sábado, 5 de outubro de 2013

Sobre bicicletas, guidões e infortúnios





              Era o ultimo dia de minhas férias, segunda começaria um estágio novo e acordei naquele sábado com uma vontade alucinante de fazer algo diferente, eu já tinha combinado com um amigo que caso estivesse sol poderíamos pedalar até a praia, seria uma longa jornada, mas certamente valeria a pena.

              Mal acordei e já liguei pra ele, acontece que na hora em que abri a janela meu plano foi por água a baixo. Naquele dia o tempo estava nublado e  ainda garoando. Pra não perder o dia, ressalto que era meu ultimo final de semana de férias, comecei a ler tentando aliviar minha frustração, sai pra resolver umas coisas e quando olhei para o céu o sol tinha aparecido despretensiosamente, fiquei eufórico, corri pra casa, liguei novamente para meu amigo e combinamos de sair logo após o almoço. Comi qualquer coisa, preparei minha mochila e já parti pra aventura.

              Logo que sai de casa percebi que o pneu estava murcho e minha primeira largada já tinha parada obrigatória - posto de gasolina - tive que calibrá-lo, verifiquei  se tudo estava certo, coloquei meu fone no ouvido, escolhi um bom álbum e parti. Naquela hora a música, o vento no rosto e as pedaladas eram tudo que eu precisava. Após 20 min de pedalada, acredite aquilo estava sendo uma das coisas mais divertidas que eu estava fazendo nos últimos meses, encontrei meu amigo e continuamos seguindo e se aventurando, até que comecei a perceber que não estava tudo perfeito. O guidão da minha bicicleta tinha começado a ficar frouxo, e mais frouxo até eu não conseguir mais pedalar. 

             Eu tentei ajustar com a mão, com um galho e nada foi eficiente, freei um momento e quase cai no asfalto, naquela hora percebi que não dava mais para pedalar naquelas condições e então avistamos um posto de gasolina e lá pedimos ajuda pra um mecânico que generosamente emprestou a chave e enfim consertei o guidão e pude seguir a minha aventura, e que aventura.

                                       


              Por vezes em nossas vidas nos deparamos com situações semelhantes a esta. Tudo está perfeito, as coisas e o tempo parecem até colaborar com o nosso sucesso , vamos de peito aberto pro mundo e fazemos tudo o que queremos... Até que somos pegos de surpresa e acabamos perdendo a direção, as vezes não podemos sequer identificar a raiz do problema, simplesmente nos vemos parados, sem conseguir trilhar os caminhos que planejamos e completamente sem direção.

              Graças a Deus que assim como meu problema com a bicicleta pôde ser facilmente resolvido, em nossa vida podemos fazer o mesmo, se estamos no caminho certo, se fizemos tudo que podíamos fazer pra evitar o problema, se  reconhecemos que há algo errado que empacou nossos planos, talvez a gente nessas horas só precise mesmo é de um ajuste mesmo. Vai ver que em alguma área de nossas vidas deixamos um parafuso afrouxar e por causa disto não conseguimos prosseguir. Em situações como esta, procure o cara que tem a chave, aquele que pode fazer o ajuste. Num caso como este procure Deus.

E siga pedalando, certo de que sem Ele nada podemos fazer.


 João 14:5 |  João 15:5 | Jeremias 18:6


Dedico essa postagem ao meu amigo Ciro Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário